As we use our first language to communicate the text will be presented in Portuguese!!!
I hope you find the ideas , here presented, useful for your school year/ semester....
Idéias de como criar um bom rapport com os alunos. BRELTCHAT 19-08-2011.
Os moderadores do BRELTCHAT na oportunidade foram @CeciELT, @BrunoELT, @vbenevolofranca , @raquel_EFL e @hoprea.
A motivação inicial da discussão foi oportunizada por @CeciELT quando pediu sugestões de idéias sobre como criar um bom rapport com os alunos. Os presentes no momento concordaram que :
- Um bom rapport é estabelecido quando ambos professores e alunos saem satisfeitos da aula,
-Rapport é bem estabelecido quando o professor compreende as necessidades dos alunos e se mostram disponíveis para colaborar no processo de aprendizagem.
Os seguintes questionamentos e opiniões correspondentes motivaram o desenvolvimento da discussão.
O que é um bom rapport @CeciELT?
_ Tratamento individualizado, sentir-se reconhecido no grupo.
_ Quando há troca verdadeira entre professor e aluno.
_ Uma troca harmoniosa e respeitosa entre professor e aluno.
_ Uma relação de confiança e respeito mútuo entre professor e aluno, que se faz essencial no processo de aprendizagem.
_ É uma interação de empatia que facilita o aprendizado.
_ Rapport é relacionamento, algo que deveria ser o primeiro ponto nas relações que estabelecemos com qualquer um.
_ Liberdade para fazer perguntas sem medo de errar.
Como o uso de mídias sociais favorece ( ou não ) a construção do rapport entre professor e aluno? @Raquel_EFL
_ Sendo a comunicação a base do rapport as mídias ajudariam a estreitar a comunicação aluno x professor, o que de fato, melhora o relacionamento.
_ Dependendo de como as mídias são usadas a vida do professor pode ficar muito exposta. Logo a criação de um perfil profissional seria algo a ser refletido.
Podemos dizer que sem rapport uma aula simplesmente não acontece? Ou a aprendizagem fica prejudicada? @vbenevolofranca
_ Sem rapport a aula não sai como planejada, e não há aprendizado. O aluno não se sente à vontade para interagir ou contribuir na aula.
-A aula fica chata, desmotivante e o feedback é um fracasso
_ Quando acontece não sai como foi planejada .Todavia , por vezes , há um excelente rapport mas não há aula.
E o que vocês fazem ou sugerem para se construir esse rapport? @CeciELT
_ Saber dividir o tempo de aula entre a descontração e inserção teórica (para que esta seja diluída sem se tornar pesada)
_ Tentar estabelecê-lo desde o primeiro contato.
_ Mostrar interesses em comum, interessar-se pelas necessidades deles, mostrar aos alunos que eles são respeitados e que isso é uma via de mão dupla.
_ Ver o aluno como ser humano.
_ Ser autêntico. Ser você mesmo e permitir que os alunos também sejam eles mesmos.
_ Quanto melhor conhecemos nossos alunos, mais fácil ficao rapport. Procurar ouvir e ver eles melhor. O olhar é fundamental. @vbenevolofranca
_ Ter firmeza, impor os limites necessários sem menosprezar os alunos, passar segurança e confiança.
A discussão foi bastante produtiva e como conclusão seria interessante ressaltar as seguintes reflexões:
_ Um bom rapport é condição básica para o sucesso no processo de aprendizagem,
_ Ele deve ser construído logo no primeiro contato com o aluno devendo ser reciclado a cada encontro através de conversas informais .
_ As mídias sociais podem ajudar a estabelecer um bom rapport se forem usadas de maneira sábia sem expor a vida do professor.
_ O professor deve analisar o contexto em que leciona ( idade, interesses, numero de alunos) para criar pensar em estratégias eficientes na construção do rapport.
-É mais fácil construir um bom rapport quando você se importa. Quando ouve o aluno e o enxerga como sujeito ativo no processo de aprendizagem.
Comentários que confirmam as afirmações anteriores.
@vbenevolofranca Bom rapport é quando temos a chance de uma verdadeira chance de realizar uma troca entre professor e aluno. #breltchat
@Raquel_EFL A base do rapport é a comunicação. midias ajudam a estreitar a comunicação aluno x prof, o q d fato melhora o rapport
@hoprea #breltchat Rapport é relacionamento, algo que deveria ser o primeiro ponto nas relações que estabelecemos com qualquer um.
@marcosbau Rapport = saber dividir o tempo de aula entre a descontração e inserção teórica (para que esta seja diluída sem se tornar pesada) #breltchat
@CeciELT Eu procuro achar interesses em comum, mostrar aos alunos que os respeito, mas que exijo respeito, que tudo é uma via de 2 mãos. #breltchat
@lu_bodeman Gosto de conversar com eles, seja f2f ou online. A troca sempre eh mto positiva e ate divertida. #breltchat
@PriVanderlei Compreender quais são as necessidades deles e demontrar estar disponível para ajudar tb fazem parte. #breltchat
@llea_dias |Mostrar que eles são sujeitos ativos do processo , que eles são fonte de informação. #BRELTCHAT
@teresa1999 todo mundo gosta de ouvir o som do proprio nome e ser reconhecido no meio do grupo. #breltchat
@Gusbarcellos Rapport é ouvir seus alunos, não fingir q ouve. Realmente se interessar pelo q eles pensam. #breltchat
@teacherfab #breltchat Há que se ter o cuidado para não transformar as redes sociais numa armadilha. Não é para se tornar famoso. É para criar laços
@hoprea #breltchat Talvez um módulo sobre affective teaching em TODO curso de treinamento fosse uma boa, hein?!
@BrunoELT Conclusão: rapport é baseado na comunicação. Teachers devem sempre busca “comunicar-se” com alunos. nao somente c palavras #breltchat
A discussão foi encerrada e fica em cada um dos participantes a certeza de que ensinar é mais do que chegar na hora para dar aula ou mensurar o desempenho dos alunos através de notas.
Ensinar seria , nesse ponto de vista, a disposição para preocupar-se com o aluno ao vê-lo como ser humano , criando formas não apenas de passar conteúdo mas de deixar ensinamentos significativos em sua vida.
Leandra Dias @llea_dias
0 comments:
Post a Comment